Sexta, 05 de março de 2021
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
terça, 23 de fevereiro de 2021 às 06:48

Paulo Egydio

Por José Sarney

José Sarney, escritor e ex-presidente da República

José Sarney, escritor e ex-presidente da República

Foi com imenso pesar que o Brasil e eu pessoalmente recebemos a notícia do falecimento de Paulo Egydio Martins.

Em 1950 fui eleito delegado do Maranhão ao Congresso Nacional da UNE. Tivemos problemas com nosso credenciamento e foi preciso procurar a ajuda da União Metropolitana dos Estudantes do Rio de Janeiro. O presidente era Paulo Egydio. Desde então ficamos amigos, nós e alguns outros participantes deste congresso — Célio Borja, Álvaro Americano, Júlio Niskier e muitos outros que se tornaram grandes nomes na vida nacional.

Quando eu era governador do Maranhão, Paulo Egydio foi Ministro da Indústria e Comércio do presidente Castello Branco. Fui para o Senado, e Paulo tornou-se governador de São Paulo. Foi um grande governador, responsável por obras de infraestrutura viária, de saneamento, de saúde.

Sua participação foi sempre muito presente e com grande patriotismo no sentido da consolidação da volta do Brasil ao Estado de Direito. Muito amigo do Presidente Geisel, junto a ele teve uma participação decisiva e muito ajudou no plano da abertura e da restauração da democracia no Brasil, que finalmente foi vitoriosa com a eleição de Tancredo Neves.

Companheiros de política, nossa convivência foi sempre marcada e profunda, pois tínhamos uma visão de mundo muito semelhante, tanto da cultura e da sociedade quanto dos valores humanos. Foi um grande brasileiro e muito realizou por São Paulo e pelo Brasil.

Compartilhando do sentimento de perda e profundamente triste, transmito aqui meu abraço de solidariedade a Dona Lila, a seus filhos e toda a sua família.

Fonte: Publicado originalmente no Estado do Maranhão e no site josesarney.org.

Mais do AZ Brasília

Em Casa ou na Escola?
Espaço livre
Em Casa ou na Escola?
Por José Sarney
Procrastinação com Qualidade
Espaço livre
Procrastinação com Qualidade
Por Leonardo Torres
O Caminho do Futuro
Espaço livre
O Caminho do Futuro
Por José Sarney

Dê sua opinião: