Quinta, 18 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
sexta, 05 de março de 2021 às 10:24

Reportagem de O Globo aponta risco de isolamento do Brasil em razão da covid-19

Uma reportagem assinada por Vivan Oswald, publicada simultaneamente em O Globo e no Extra, jornais das Organizações Globo, alerta para o risco de o Brasil ser isolado pelas demais economias de maior peso no mundo em razão da descontrolada disseminação do novo coronavírus no país. Para o jornal, o país é citado como uma importante “ameaça sanitária global”, usando os termos publicados no jornal britânico The Guardian, que ouviu médicos e especialistas preocupados com o avanço da doença no país.

A mídia internacional se antecipa, faz manchetes pouco favoráveis e ”charges nada abonadoras” sobre o país.
Segundo  texto de O Globo, pelo menos 18 países suspenderam voos ou impuseram outros vetos específicos aos passageiros saídos do Brasil e da África do Sul, com medo da propagação do novo coronavírus e de suas variantes. Só os viajantes do Reino Unido enfrentam mais obstáculos.

Esse é um problema que não está efeito apenas ao país, “Isso é sobre o mundo. É global”, disse ao jornal o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Se a mutação do vírus, a P1, surgida em Manaus, já era motivo de alerta por se tratar de uma variante mais contagiosa — e, a princípio, mais resistente às vacinas —, é a condução da crise pelo governo brasileiro que põe o país sob os holofotes neste momento.
Especialistas, economistas e governos mundo afora acompanham com perplexidade o que acontece no Brasil e aconselham o isolamento.

— Se não houver uma mudança radical e rápida na forma como o país está lidando com a pandemia, ele vai se tornar uma ameaça global à gestão da crise, como também um pária, rejeitado pelos demais em transações econômicas, turismo e até mesmo na cooperação e diálogo sobre as grandes questões — diz Fabio de Sá e Silva, co-diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.

Para Sayantan Ghosal, professor de economia da Universidade de Glasgow, o que acontece no Brasil hoje tem implicações sérias sobre a sua reputação no cenário mundial:

— O país sempre foi um exemplo, uma economia e democracia vibrantes. Todos queriam aprender com o Brasil. Agora, a negligência e a estratégia fraca de combate à Covid colocam em risco a boa imagem construída em anos.

Especialista em desigualdades sociais, ele destaca que a pandemia vai cobrar um preço alto da sociedade brasileira no médio e longo prazos. A diferença entre ricos e pobres vai se agravar, e a recuperação da economia será demorada.

Entre os governos estrangeiros, por enquanto, o discurso diplomático segue cauteloso. Autoridades americanas e europeias evitam apontar o dedo para o Brasil, ou insistir na variante brasileira, que têm preferido chamar publicamente de P1, para não singularizar o país. Sabem que o Brasil não é o primeiro e nem será o último a apresentar uma variante nova. O Reino Unido tem, pelo menos, duas, sendo que a encontrada em Kent — hoje a versão predominante no país —, já teria apresentado a mesma mutação na E484K, como a da cepa brasileira, que ofereceria resistência às vacinas.

Fonte: Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Pfizer autorizará versões genéricas de comprimido contra covid-19
Antiviral
Pfizer autorizará versões genéricas de comprimido contra covid-19
Ministro da Saúde pede atenção quanto ao aumento expressivo  do número de casos de Covid-19 em outros países
Alerta
Ministro da Saúde pede atenção quanto ao aumento expressivo do número de casos de Covid-19 em outros países
Relatório aponta impacto da pandemia na saúde mental de adolescentes
Adolescentes na pandemia
Relatório aponta impacto da pandemia na saúde mental de adolescentes

Dê sua opinião: