Sexta, 19 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
domingo, 25 de julho de 2021 às 10:33

País regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente defendeu a volta das crianças ao ensino presencial, sobretudo nas escolas públicas. Segundo Maurício Cunha, que é o entrevistado do programa Brasil em Pauta deste domingo (25), mais de 3 milhões de crianças brasileiras não tem acesso ao ensino remoto.

“Com a pandemia, regredimos 20 anos na educação brasileira”, disse ele. Além disso, fora da escola, essas crianças estão convivendo com problemas nutricionais (muitos tinham a merenda como única refeição do dia), psicológicos, de violência (os professores são uns dos principais denunciantes de violências domésticas praticadas contra crianças) e de socialização.  

O secretário disse, inclusive, que no retorno às aulas presenciais a equipe escolar deverá estar mais preocupada com o acolhimento dessas crianças do que com a administração de conteúdo didático. “Nesse momento o apelo é que as crianças tenham acesso à educação presencial de uma forma planejada, escalonada, respeitando os protocolos de saúde, respeitando as escolhas das famílias, mas que não se prive as crianças desse direito”, disse.

Na conversa, o secretário também abordou sobre os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorados neste mês. Segundo ele, o ECA foi um marco na legislação que trata desse público com a inauguração da doutrina da proteção integral, na qual a criança passa a ser vista como sujeito de direitos e não apenas objeto de intervenção.

O estatuto também trouxe o conceito da criança em especial situação de desenvolvimento: ela tem de ser protegida e amada. “A criança não é um pequeno adulto. Ela não tem de ser submetida às regras do mercado de trabalho. Ela tem de estudar, ser protegida e brincar. Temos de semear para que ela floresça na vida adulta”, disse.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Selecionados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula
Sisu
Selecionados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula
Refinaciamento de dívidas do Fies começa hoje com descontos até 92%
FIES
Refinaciamento de dívidas do Fies começa hoje com descontos até 92%
Prazo para matrículas na primeira chamada do Sisu termina amanhã
Sisu
Prazo para matrículas na primeira chamada do Sisu termina amanhã

Dê sua opinião: