O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu em prisão domiciliar a prisão imposta ao jornalista Arimateia Azevedo, editor do Portal Az.
”Considerando a situação de saúde específica e personalíssima do paciente, concedo a ordem de habeas corpus, de ofício, para substituir a prisão preventiva por prisão domiciliar. Comunique-se com urgência o juiz de primeiro grau”, disse Gilmar Mendes em seu despacho.
Entenda o caso – Arimateia é considerado um dos jornalistas mais importantes do Piauí e do Nordeste, admirado pela coragem de exercer a profissão com desassombro, sempre apurando e denunciando políticos poderosos.
O ministro do STF deciciu porque o Poder Judiciário do Estado simplesmente se recusava a apreciar seus recursos e até mesmo os pedidos de soltura e de conversão da prisão em regime fechado para o domiciliar do jornalista, que é idoso e encontrava-se enfermo no cárcere.
No sábado, 1º de outubro, apresentando um quadro de aneurisma e suspeita de novo infarto, Arimateia foi tratado como se fosse criminoso de alta periculosidade, levado sob forte escolta policial para um hospital e internado na UTI.
Ele encontrava-se preso na penitenciária de segurança máxima Irmão Guido e teve os vários pedidos de prisão domiciliar negados pelo juiz da Execução Penal, Vidal de Freitas, apesar de a prisão não oferecer condições de tratamento médico adequado.
Fonte: Redação AZ Brasília
Dê sua opinião: