Sexta, 19 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
segunda, 04 de outubro de 2021 às 10:00

Primeiro-ministro rejeita "imigração descontrolada" no Reino Unido

Foto: Reuters

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse neste domingo (3) que não recorrerá à "imigração descontrolada" para resolver as crises de combustível, gás e alimentos, sugerindo que tais tensões fazem parte de um período de ajuste pós-Brexit.

Ao participar de conferência do Partido Conservador, Johnson foi novamente forçado a defender o governo das queixas daqueles que não conseguem abastecer seus carros, dos varejistas avisando sobre escassez de alimentos para o Natal e das empresas de gás com dificuldades em meio ao aumento dos preços no atacado.

O primeiro-ministro quis usar a conferência para virar a página após mais de 18 meses de covid-19 e voltar a se concentrar em suas promessas eleitorais de 2019: combater a desigualdade regional, o crime e promover a assistência social.

Em vez disso, ele se viu pressionado nove meses após o Reino Unido concluir a saída da União Europeia, movimento que, segundo ele, dará liberdade para ajustar melhor a economia.

"O caminho a seguir para nosso país não é apenas apertar o botão da imigração descontrolada e permitir que um grande número de pessoas trabalhem... Então, o que eu não farei é voltar ao velho modelo fracassado de baixos salários e baixa qualificação apoiada pela imigração descontrolada", disse ele ao programa "Andrew Marr Show", da BBC.

"Quando as pessoas votaram pela mudança em 2016 e novamente em 2019 como fizeram, votaram pelo fim de um modelo falido da economia do Reino Unido que dependia de baixos salários, baixa qualificação e baixa produtividade crônica, e estamos querendo nos distanciar disso."

Foi o mais próximo que o primeiro-ministro chegou de admitir que deixar a União Europeia contribuiu para as tensões nas cadeias de abastecimento e na força de trabalho, impactando desde a entrega de combustível até a potencial escassez de perus para o Natal.

Mas enquanto o governo planeja emitir milhares de vistos temporários para motoristas de caminhão e avicultores, Johnson deixou claro que não abrirá as portas da imigração, mais uma vez transferindo para as empresas a responsabilidade de aumentar os salários e atrair mais trabalhadores.

A escassez de trabalhadores após o Brexit e a pandemia de covid-19 geraram problemas em setores da economia, interrompendo entregas de combustível e remédios e deixando mais de 100 mil suínos à espera de devido à falta de trabalhadores.

Fonte: Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Refugiados ucranianos já somam 1,5 milhões de pessoas
Guerra na Ucrânia
Refugiados ucranianos já somam 1,5 milhões de pessoas
FAB poderá transportar pets dos brasileiros que serão repatriados da guerra na Ucrânia
Guerra na Ucrânia
FAB poderá transportar pets dos brasileiros que serão repatriados da guerra na Ucrânia
Otan não enviará tropas para lutar ao lado dos ucranianos
Guerra na Ucrânia
Otan não enviará tropas para lutar ao lado dos ucranianos

Dê sua opinião: