Quarta, 24 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
quinta, 04 de março de 2021 às 11:40

PF desarticula grupo especializado em tráfico internacional de drogas

Operação Ikaro II é um desdobramento de operação deflagrada em junho do ano passado

Operação Ikaro II é um desdobramento de operação deflagrada em junho do ano passado Foto: Polícia Federal/divulgação

A Polícia Federal deflagrou hoje (4) a Operação Ikaro II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estabelecida na Bahia, especializada no tráfico internacional de drogas.

De acordo com a PF, pelo menos 50 policiais estão cumprindo dois mandados de prisão preventiva e três mandatos de prisão temporária, além de 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas e Porto Seguro, na Bahia; e em Ponta Porã, cidade sul matogrossense que faz divisa com o Paraguai.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador, que determinou também o bloqueio de valores depositados em contas bancárias em nome de 11 pessoas físicas e jurídicas investigadas.

“De acordo com o que foi apurado, o grupo usava o modal aéreo, cujo principal modus operandi era a cooptação de ‘mulas’ para realização do transporte em voos comerciais para a Europa", informou a PF, esclarecendo ainda que a droga, geralmente, era escondida em bagagens. 

Ainda de acordo com a PF, sete prisões relacionadas ao tráfico internacional foram realizadas no ano passado. "Entre os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2020, foram realizadas sete prisões em flagrante nos Aeroportos Internacionais Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Antônio Carlos Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro. Na maioria dos casos, tratava-se de casais tentando transportar cocaína para Lisboa, Portugal, de forma oculta em suas malas”.

Segundo os investigadores, a semelhança do modo de atuação e das circunstâncias "levaram à identificação do envolvimento de uma mesma organização criminosa em todos os casos, cujos integrantes estão sendo alvo das medidas judiciais cumpridas na presente data”.

Entre os investigados que tiveram a prisão preventiva decretada há um ex-policial militar que, segundo a PF, teria deixado a corporação em janeiro deste ano.

A primeira fase da Operação Ikaro ocorreu em junho de 2020. Foi a partir da análise do material apreendido na época – e da identificação da movimentação de valores feita por investigados – que foram expedidos os mandados que estão sendo cumpridos nesta segunda etapa.

A PF informa que os investigados serão indiciados pelos crimes de organização criminosa e de tráfico internacional de drogas.

Fonte: Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras
Corrupção na Petrobrás
Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras
PF desarticula contrabando de ouro de terras indígenas venezuelanas
Operação La Cadena
PF desarticula contrabando de ouro de terras indígenas venezuelanas
PF desarticula quadrilha especializada em lavagem de dinheiro
Operação
PF desarticula quadrilha especializada em lavagem de dinheiro

Dê sua opinião: