Quinta, 25 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
quinta, 14 de outubro de 2021 às 13:07

PF desarticula quadrilha especializada em lavagem de dinheiro

Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

A repressão de organização criminosa envolvida na prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro é o objetivo da 3ª fase da Operação Alcatraz, batizada de Operação Obstrução, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Na ação a Justiça Federal de Florianópolis expediu cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, dentre outras medidas cautelares. Os mandados foram cumpridos nesta quinta-feira (14) em Florianópolis e no município catarinense de São José.

O inquérito policial começou após a apreensão de bens, documentos e equipamentos eletrônicos na casa de um dos investigados por outra operação, a Hemorragia. Foram identificados fortes indícios de que o investigado continuava envolvido em crimes, especialmente lavagem de dinheiro. 

Ainda segundo a Polícia Federal, durante as investigações, foi constatado que, apesar de preso desde a primeira fase da operação, o indiciado, com auxílio de sua esposa, teria quitado de forma suspeita despesas elevadas em dinheiro e por meio de cheque de terceiro.

Ele também teria ocultado a propriedade de um carro que estava registrado no nome do pai dele. Também foram apontadas evidências de que o indiciado, que não teve a identidade revelada, havia descumprido condição estabelecida para o cumprimento temporário da prisão em sua residência, vindo a manter contato com outro investigado.

“Em exames periciais realizados em aparelhos telefônicos apreendidos, foram localizadas conversas que demonstram que os investigados contavam com o auxílio externo para busca de valores com terceiros para quitação de dívidas, inclusive citando-se a prática de atos de constrangimento na tentativa de levantamento de valores”, detalhou a PF em nota.

Os investigados poderão responder, dentre outros, por crimes previstos na Lei de Lavagem de Dinheiro e na Lei de Organizações Criminosas.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras
Corrupção na Petrobrás
Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras
PF desarticula contrabando de ouro de terras indígenas venezuelanas
Operação La Cadena
PF desarticula contrabando de ouro de terras indígenas venezuelanas
Vereador de Duque de Caxias é assassinado a tiros de fuzil
Violência no Rio
Vereador de Duque de Caxias é assassinado a tiros de fuzil

Dê sua opinião: