Sábado, 20 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
quarta, 16 de junho de 2021 às 13:04

Comissão rejeita projeto sobre lei que trata de punições ao “transporte pirata”

Foto: Gustavo Sales/Agência Senado

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou, na terça-feira (15), o Projeto de Lei 5165/19, que pretendia modificar a cláusula de vigência da Lei 13.855/19, que trata de "transporte pirata".

Pelo texto, em vez de passar a vigorar 90 dias após a sanção, ou seja, a partir de 6 de outubro de 2019, a norma só passaria a valer após um ano.

O relator no colegiado, deputado Bosco Costa (PL-SE), recomendou a rejeição. “Embora apresentada em tempo hábil, a alteração não é mais possível, porque a lei já está em vigor”, disse. Como foi rejeitada na única comissão destinada a analisar o mérito, a proposta deverá ser arquivada.

A lei mudou o Código de Trânsito Brasileiro e agravou punições ao “transporte pirata” de passageiros. A infração saiu de média para gravíssima, com multa, sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo.

“O prazo para a vacatio legis foi exíguo para penalidades tão gravosas, sendo insuficiente para que motoristas se conscientizem da nova situação”, argumentaram os autores da proposta, deputado Carlos Veras (PT-PE) e outros, pouco depois da sanção.

Fonte: Com informações da Agência Câmara Notícias

Mais do AZ Brasília

Projeto libera prática de topless no Brasil
Topless no Brasil
Projeto libera prática de topless no Brasil
Câmara dos Deputados suspende retorno das atividades presenciais
Atividades parlamentares remotas
Câmara dos Deputados suspende retorno das atividades presenciais
CPI terá dia dedicado a ouvir parentes de vítimas da covid-19
Política
CPI terá dia dedicado a ouvir parentes de vítimas da covid-19

Dê sua opinião: