Quarta, 22 de setembro de 2021
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
terça, 27 de julho de 2021 às 12:40

Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu cautelarmente a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin, usada contra a covid-19. A decisão foi tomada hoje (27), em Brasília, de forma unânime pela diretoria colegiada da agência. A solicitação de importação foi feita pelo Ministério da Saúde.

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi tomada após ter sido comunicada pela empresa indiana Bharat Biotech que “a Precisa Medicamentos não possui mais autorização para representar a Bharat, fabricante da vacina Covaxin no Brasil”.

Segurança jurídica e técnica
Ainda segundo a agência, a medida prevalecerá até que “sobrevenham novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica” da manutenção da deliberação que autorizou a importação.

Relator da matéria, o diretor Alex Machado Campos disse que a perda de legitimidade da Precisa Medicamentos para atuar junto à Anvisa pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação.

“A decisão levou em conta ainda notícias de que documentos ilegítimos podem ter sido juntados ao processo de importação, o que pode impactar as conclusões quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina a ser utilizada na população nacional”, concluiu a Anvisa.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Operação da PF investiga fraudes no Ministério da Saúde
Saúde
Operação da PF investiga fraudes no Ministério da Saúde
Governo zera imposto de remédio para câncer
Isenção de Imposto
Governo zera imposto de remédio para câncer
Aplicativo deve agilizar pré-cadastro de doadores de medula óssea
Saúde
Aplicativo deve agilizar pré-cadastro de doadores de medula óssea

Dê sua opinião: