Terça, 23 de abril de 2024
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
segunda, 15 de fevereiro de 2021 às 08:40

Governo do DF multa 12 estabelecimentos por eventos no carnaval

Foto: Divulgação/DF Legal

O segundo dia da fiscalização contra aglomerações que descumprem as normas sanitárias contra a covid-19 resultou na aplicação de multas em 12 estabelecimentos que promoveram eventos carnavalescos no Distrito Federal. Cada estabelecimento terá de pagar R$ 20 mil à Secretaria de Estado da Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal).

Conforme balanço divulgado pelo órgão, as principais irregularidades constatadas na noite deste sábado (13) foram a falta do uso de máscara, a falta de equipamentos de proteção individual em funcionários e o grande número de pessoas em pé aglomeradas. Somente na última noite, os fiscais vistoriaram 78 estabelecimentos em 27 das 33 regiões administrativas do DF.

Além das 12 multas aplicadas, a fiscalização interditou dez espaços que não promoviam eventos carnavalescos, mas descumpriam normas sanitárias estabelecidas desde o início da pandemia. Entre as principais infrações estão a não medição de temperatura de clientes e a falta de uso de máscara e de álcool em gel.

Na primeira noite de fiscalização, na sexta-feira (12), o DF Legal interditou três estabelecimentos e multou quatro. Entre os eventos interrompidos estava uma festa no centro da capital federal.

Promovida pelo DF Legal em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal, a força-tarefa busca garantir o cumprimento de decreto editado na última quinta-feira (11) pelo governador Ibaneis Rocha que pretende conter o avanço da covid-19 no feriado prolongado de carnaval.

O decreto proíbe festas, blocos e qualquer evento que gere aglomeração durante o carnaval e impõe restrições a bares e restaurantes. Esses estabelecimentos só podem operar com metade da capacidade total e não podem permitir que clientes dancem ou consumam produtos em pé.

Fonte: Agência Brasil

Mais do AZ Brasília

Enchente atinge pelo menos 100 casas em Ouro Preto
Enchente em Minas
Enchente atinge pelo menos 100 casas em Ouro Preto
Oito pessoas são presas por fraudes no município de Carmo
Corrupção
Oito pessoas são presas por fraudes no município de Carmo
São Paulo reinicia rodízio de veículos nesta segunda-feira
Restrição
São Paulo reinicia rodízio de veículos nesta segunda-feira

Dê sua opinião: