Sexta, 03 de dezembro de 2021
Brasília 19º MIN 28º MAX
Dólar R$ 4,1944
quarta, 13 de outubro de 2021 às 10:10

Talibãs reúnem-se com delegação EUA-UE

Foto: Euronews

Os talibãs no Afeganistão realizaram as suas primeiras conversações com uma delegação conjunta EUA-UE no Qatar, esta terça-feira. O encontro aconteceu no dia em que Ursula von der Leyen, anunciou um pacote de ajuda da UE para "evitar o colapso humanitário e socioeconómico" do país, numa cimeira virtual do G20 organizada por Itália.

O primeiro-ministro italiano afirmou que a situação é muito grave. Mario Draghi esclareceu que_"a emergência humanitária no Afeganistão é muito grave, os representantes das instituições internacionais das Nações Unidas falam de uma catástrofe humanitária".

É preciso evitar que a situação piore e para isso é preciso apoio económico.

"Precisamos de evitar o colapso económico do país e isso significa evitar, imediatamente, o colapso do sistema de pagamentos. Se os pagamentos não poderem ser efetuados torna-se muito difícil fornecer assistência humanitária", frisou o chefe do executivo italiano.

O apoio financeiro do bloco forte europeu destina-se ao povo afegão e aos países vizinhos "que foram os primeiros a ajudá-los", disse a presidente da Comissão Europeia.

O Secretário-Geral da ONU António Guterres tinha pedido, na segunda-feira, ao mundo dinheiro para o Afeganistão mas criticava as promessas "não cumpridas" dos Talibãs às mulheres e meninas afegãs.

Fonte: Euronews

Mais do AZ Brasília

Em visita ao Bahrein, presidente debate novas parcerias comerciais
Parcerias
Em visita ao Bahrein, presidente debate novas parcerias comerciais
Presidente da COP26 pede esforço final para acordo
COP26
Presidente da COP26 pede esforço final para acordo
La Palma: lava aumenta e especialistas temem abertura de nova boca
Vulcão Cumbre Vieja
La Palma: lava aumenta e especialistas temem abertura de nova boca

Dê sua opinião: